"Cujo eu" e muitos outros erros

Clique na imagem para ver o "cujo eu" em seu tamanho normal. A letra é pequena, mas o erro me causou grande espanto.

De acordo com o autor, quem "feiz" a ultrapassagem foi o condutor do Vectra e não o da caminhonete, "cujo ele" (para usar sua construção) estava dentro.

Vamos ao dicionário Houaiss: o pronome relativo cujo "relaciona dois substantivos, um antecedente e outro conseqüente, sendo este último possuidor de algo (qualidade, condição, sentimento, ser etc.) designado pelo primeiro". Exemplo: Este é o livo cuja capa foi premiada.

O pronome pessoal "eu" e não se encaixa no uso depois de "cujo", onde se espera um substantivo.

O cujo (ou dito-cujo), autor do texto e vítima do acidente, teria escrito acertadamente se tivesse escrito "em que" ("caminhonete em que eu estava").

Comentários

Service disse…
Depois de cujo só pode aparecer substantivo, nunca advérbio, artigo ou pronome, mas pode aparecer um adjetivo antes do substantivo.