Crase – Frango a passarinho


Duas fotos de uma vez: "Frango à passarinho" e "Frango a passarinha".

O correto é frango a passarinho. Sem crase e no masculino. Não é "à moda de". Passarinho refere-se ao tipo de corte feito no frango. Não há uma separação precisa de coxa, asa, peito etc. O frango é cortado em pedaços pequenos, com formatos semelhantes a passarinhos.

Comentários

kkkk! impagáveis, Telma! Cadê o revisor da embalagem da Sadia, meu Deus?! Agora o "Frango a passarinha" é bem pornográfico, hein!...
Hudemberg Melo disse…
Telma, tudo bem?

Segundo o professor Agnaldo Martino da LFG só pessoas lançam moda, só pessoas lançam estilo. Dessa forma, as expressões "à moda de" e "ao estilo de" não podem ser aplicadas nesse caso!

Portanto, como passarinho não é pessoa deveremos escrever "FRANGO A PASSARINHO" mesmo.

ps. Parabéns pelo blog!
Souza disse…
De acordo com o Professor Rafael Vieira a expressão tem crase porque se refere "à maneira que o frago é cortado".E agora, José?
Rabelo disse…
Na prova, marca com crase para tirar a dúvida.
Unknown disse…
A meu ver é FRANGO À PASSARINHA, pois é feito À MANEIRA que é preparada a passarinha, que é o mesmo bofe do boi. Vejam as receitas de PASSARINHA FRITA e FRANGO À PASSARINHA no site tudo gostoso.com.br
Unknown disse…
Digo, baço do boi.
Service disse…
Não é como arroz à grega, bife à milanesa, bife à Camões, bife à parmegiana, bife à portuguesa, churrasco à gaúcha, churrasco à Oswaldo de Aranha, espaguete à bolonhesa, filé à francesa, tutu à mineira e virado à paulista, que levam crase, diferente de frango a passarinho e bife a cavalo, que não levam crase.

São vários os sabores do cardápio gramatical