Alguns errinhos comuns


Texto retirado de um e-mail. Clique na imagem para ampliar.

Marquei quatro errinhos comuns: "à vocês", "perca de", "etc" e "PC's".

Já escrevi em postagem anterior sobre a crase em "à vocês". Repito aqui um trecho: "Você" não é uma palavra que tem um artigo definido feminino ("a"). Nem é uma palavra que varia entre masculino e feminino (*o você e *a você). Sendo assim, aquele "a" é só uma preposição. E uma preposição sozinha não faz crase.

Também já comentei sobre o plural feito com apóstrofo: O correto é PCs. Não se usa o apóstrofo ( ' ) na formação de plural. Em português, o apóstrofo indica a omissão de fonema/letra. Exemplo: copo de água = copo d'água.

Já sobre o etc. são duas considerações. Primeiro, a vírgula antes dele. Não é errado, mas tem gente que não usa e também está certa. É um caso de longas discussões entre gramáticos, pois há justificativas para se usar e para não se usar. Segundo, o ponto. Obrigatório e ponto. Etc. é abreviação de et cetera (= e outras coisas; e assim por diante) e mesmo no meio da frase o ponto o acompanha.

Mas e o "perca de", estrela do post? Perca ou perda?
Repito aqui o que publiquei em outro blog: As duas formas estão certas, mas há diferenças no uso. "Perda" é um substantivo que quer dizer privação de algo ("perda da casa", "perda de tempo", "perda total"). Já "perca" é a forma do verbo perder flexionada nos modos subjuntivo e imperativo ("você quer que eu perca", "você quer que ele perca", "não perca essa chance").

Comentários

Anônimo disse…
Gosto muito da forma didática como você escreve. Está de parabéns.
Também encontro muito esses erros e o mau uso do acento grave é o que mais me incomoda.

Beijo,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com