Vírgula no som da Sony


Difícil esconder o nome. Então vamos lá.

A publicidade pode ousar muito mais do que outros profissionais que trabalham com o texto. O caso da foto, no entanto, nem tem tanta brincadeira com a gramática. Falta só uma vírgula depois de Sony.

Na ordem direta, a frase fica assim: A festa é garantida se o som é Sony!

Ao inverter essa ordem, deve-se marcar com uma vírgula: Se o som é Sony, a festa é garantida!

Mais recentemente, quando o contexto não exige a norma culta, gramáticos já aceitam que não se use essa vírgula, desde que o trecho deslocado não seja grande ou tenha muitas palavras. Exemplo: Hoje a festa é garantida!

Pelo sim e pelo não, como isso é muito relativo de pessoa para pessoa, não erra quem coloca a vírgula ali.


Comentários

Anônimo disse…
Diretores de arte costumam olhar torto para sinais de pontuação em slogans.
Há momentos em que não há o que fazer. Quando não há solução, eu defendo a bandeira da vírgula.

Beijo,

Pablo
Cadê o Revisor?