Ortografia – "concerto" no contexto errado


Quem fotografou o erro foi o Daniel Martins. Erro um tanto quanto comum, mas que não tinha passado pela minha frente ainda.

Concerto e conserto sempre causam uma duvidazinha na hora de escrever. Fico feliz de ver mais acertos do que erros.

Bom, se a foto está aqui, é porque há erro. O que se quis dizer é "conserto" (com "s"), arrumar o que está errado ou dando problema. (Não vou comentar vírgulas e pontos, ok?)

Quem apenas decora que conserto é o de arrumar e concerto é o de orquestra – eu pensava mais ou menos assim também – tem um grande susto quando vai ao Houaiss e descobre que cada uma dessas palavras significa um monte de coisas. Veja o que achei (respire fundo):

Concerto (com "c") significa: pacto, acordo; reunião, conjunto; participação, auxílio; cotejo, comparação; consonância de vozes e/ou de sons; peça musical extensa; execução ou audição pública ou privada de obra(s) musical(is).

Conserto (com "s") significa: "restauração ou recomposição de coisa rasgada, descolada, partida, deteriorada etc."; "ato ou efeito de repor em atividade ou no andamento normal o que se achava desregulado, parado"; "reforma do que está malfeito, apresenta defeitos ou que precisa de modificação ou ajuste"; "ato ou efeito de repor na ordem ou na disposição costumeira"; "ordem, arranjo, regra"; "abrandamento ou anulação dos efeitos de uma ação que produziu resultados indesejáveis"; "equilíbrio harmônico"; "boa disposição"; "adereço, enfeite"; e, pasmem!, "cotejo, confronto, concerto (de cópia com o original)".

Espero que enriqueça seu vocabulário, assim como enriqueceu o meu.

Comentários