Crase e ortografia – "café d'manhã"


Café d'manhã. Um erro nunca antes visto por mim, nem sequer imaginado. Ótimo para o blog, mas... Como explicar isso?

A função do apóstrofo é a chave para entendermos esse caso.

Duas postagens depois desta, você verá uma explicação sobre o apóstrofo. Aqui está um trecho dela: "Em português, o apóstrofo indica a omissão de fonema/letra. Exemplo: copo de água = copo d'água.". Ok. Por essa explicação simplificada, é possível dizer que café d'manhã esteja certo, já que uma letra foi omitida.

Não conformada, fui ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o novo, para ler tudo sobre o apóstrofo. Esse sinalzinho é empregado para assinalar, dentro de algumas palavras compostas, a elisão (supressão, eliminação) da letra "e" da preposição "de" antes de substantivos: cobra-d'água, mãe-d'água, pau-d'alho etc. Interessante notar que acontece antes de palavras iniciadas por vogais. O Dicionário Aulete, no verbete original de "elisão" ainda acrescenta que pode ocorrer antes de "h".

Sendo assim, a grafia "café d'manhã" está errada por dois motivos: o "a" foi suprimido (a regra é com o "e") e "manhã" não começa com vogal nem "h".

Vale lembrar que é palavra composta e sua grafia correta é café-da-manhã.

Sobre o "8:00 ás 10:00": o acento agudo no "a" está errado. Uma crase estaria certa se tivéssemos "das 8:00 às 10:00" (que significa de+as 8:00 a+as 10:00).

Comentários

Muito legal, Telma! Eu estava corrigindo todos os casos, num estabelecimento de texto que estou fazendo...
Ah, também adorei seu site. Que lindinho e claro - aquela calculadora é demais! Não esqueci de sua dúvida do Chaplin, viu! Eu te escrevo loguinho!
POliveira disse…
Olá, telma!
Café da manhã, de acordo com a nova ortografia, perde o hífen, correto?
POliveira,
Certíssimo!
Pela nova ortografia, o correto passa a ser café da manhã.
Abs,